NOTÍCIAS

Clubes da Série B poderão disputar a Copa Sul-Americana em 2013


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira alterações nos critérios que darão vagas aos clubes brasileiros na próxima edição da Copa Sul-Americana. A principal novidade fica por conta da possibilidade de equipes da Série B participarem do torneio continental. O número de times que disputarão o torneio (oito), no entanto, não se alterou.

Tal mudança ocorreu devido à inclusão na próxima Copa do Brasil das equipes que disputam a Copa Libertadores. Assim, a duração da competição nacional se estendeu, e criou-se a possibilidade de um clube disputar ao mesmo tempo a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Para evitar que essa disputa simultânea ocorra, caso um time que esteja na quarta fase da Copa do Brasil tenha também uma vaga na Sul-Americana, essa vaga será automaticamente repassada para outra equipe.

Portanto, se um clube que encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro do ano anterior até a 16ª posição não tiver condições de disputar o torneio continental, por estar jogando a Copa do Brasil, ele dará lugar a uma das quatro equipes mais bem colocadas da Série B. Se elas ainda estiverem na quarta fase da Copa do Brasil, a vaga será dada aos clubes rebaixados à Série B no ano anterior

FONTE: IG ESPORTE.