Perguntas Frequentes

Como medir uma cortina?

Ter as medidas da sua cortina é fundamental caso você deseje receber um pré orçamento rápido  para o seu projeto.

O ideal é que a sua cortina tenha uma margem de, no mínimo, 5cm a mais da esquadria nas laterais, tanto para esquerda como para direita. Este cuidado garante cobertura total de sua janela. Caso tenha mais disponibilidade de parede pode-se definir margens maiores.

Para que o varão seja instalado na altura padrão, você deve encontrar o meio da parede existente acima da esquadria. Por exemplo: caso tenha 30cm de parede livre entre a esquadria e o teto, fixamos o varão com 15cm de cima para baixo e de baixo para cima. Veja a figura abaixo:

Caso a esquadria finalize junto ao teto – não se preocupe, pode-se utilizar suportes de teto para varão ou tubo trilho. Até mesmo optar pelo uso de  trilho no teto.

Em alguns projetos, o próprio ambiente fornece áreas específicas como cortineiros ou “sancas” para que os trilhos sejam embutidos. 

Esquadrias: denominação utilizada para o perímetro de acabamento das janelas (normalmente em alumínio), portas e portões.

Altura Ideal para Cortinas

Sempre que possível, sugerimos que uma cortina em tecido seja longa. Desta forma garantimos um ambiente mais “bem vestido” e a sensação de um pé direito mais alto e suntuoso. 

Principais tipos de pregas para cortinas

Veja abaixo os principais tipos de pregas para cortinas:


Prega americana e Prega fêmea:
Modelos bastante clássicos utilizados em decorações com estilos mais decô. De arquitetura europeia, seus estilos marcaram fortemente as décadas de 1920 e 1930.


Prega macho:
A mais solicitada por arquitetos, designers e decoradores.Transmite bom gosto e sofisticação de modo autêntico e sutil.

É, também, bastante indicada para xales laterais. Pode ser confeccionada para varão ou trilho. O efeito é de uma cortina imponente.


Entubada (ou inteiriço)
:
O varão pode ser totalmente revestido com o mesmo tecido da cortina.

Argolas:
Mais despoja
do e informal, porém muito charmoso.    

Outras:
Possuímos outros modelos e contamos com ótimas estilistas para desenvolver modelos
personalizados além dos citados acima. Entre em contato conosco ou visita nosso showroom para mais detalhes.

Como ser assertivo na sua escolha?

Comprar cortinas sob medida,e, de qualidade, é bastante complexo. Muitas clientes dizem não ter imaginado quantos detalhes e opções existem.

Na maioria das vezes necessitam de uma assessoria para que se sintam seguro (as). Cada tipo de tecido ou composição precisa ser cuidadosamente selecionado para atingir o grau de luminosidade, bom caimento, beleza e o estilo da decoração.

Também a escolha do modelo, acessórios e possibilidades de acionamentos (wave com fita, sem fita, chumbinho para peso, acionamento de corda, motorizada, tradicional, entre outros) costumam surpreender os clientes.

A customização é muito pertinente ao produto. Exige sensibilidade e conhecimento do consultor(a) e da qualidade de confecção. Bastante diferente de cortinas mais populares, vale investir em tempo e dedicação na escolha.

Cortinas em tecido podem variar de volume para “mais cheia” ou “menos cheia”. Este quesito é bem pessoal.

O cálculo do volume, normalmente, leva em consideração o tipo tecido e a largura do varão ou sanca. Modelos com pregas pedem uma proporção de 3 vezes a largura do espaço linear. 

Ex: Para sanca ou varão de 3 metros pensamos em 6 metros de tecido para confeccionar.

Sugerimos que num mesmo ambiente, as cortinas sejam do mesmo tecido e modelo.

Damos preferência a cortinas longas, no entanto, quando necessário, optamos por modelos de prega mais fechada como a macho.

Neste caso, podemos cogitar também o uso de um elemento mais clean como cortinas rolô, romanas entre outras, podendo ser bastante diferenciadas.

Como instalar sua cortina?

ERRADO:  Se a janela for baixa e você instalar o trilho ou o varão logo acima dela, a impressão será de achatamento do pé-direito do ambiente além de não evitar infiltração solares.

CERTO:  Se o pé-direito for bem alto, instale a cortina a meio caminho entre o teto e a parte superior da janela.

Usando varões, é mais fácil regular a altura. Porém para obter efeito de amplitude, um bom truque, é instalar o mais alto possível. Até mesmo substituir o varão por um trilho no teto. 

Qual o melhor tipo de cortina?

O melhor tipo de cortina é, sempre, aquele que atende sua necessidade e promove um visual agradável e harmônico ao ambiente.

Uma casa costuma refletir muito de nossa personalidade. Inevitavelmente colocamos nosso estilo nos elementos de decoração. Diferentes perfis são notados numa simples conversa com o consultor.

Do mais clássico ao contemporâneo, arrojado ou casual revelam sua singularidade. O desafio é superar expectativas identificando exatamente a necessidade e estilo de cada um.

Cortinas em tecido remetem a um certo aconchego e romantismo, enquanto que persianas em geral, por serem um elemento mais rígido, estático e clean, transmite uma sensação moderna e limpa.

**Persianas que usam tecidos também são chamadas de cortina. Antigamente o universo das “persianas” era bastante restrito e destacavam-se, predominantemente, os modelos vertical e horizontal. Atualmente, devido à grande variedade e sofisticação, também demandam bastante cuidado na escolha. Ao contrário do que muitos imaginam cortinas e persianas como rolô, romana, não são de difícil manutenção e limpeza. Atendem situações bastante singulares, e podem receber cuidados simples regularmente.

Embora tenham sido os primeiros modelos de persianas, vertical e horizontal, ainda hoje, tem sua relevância. Mais utilizados em consultórios e escritórios atendem, também, residências com eficiência. Entre outras, destacamos: Plissadas, rolo stillo, painel, teto, celular, vert gliss, iluminê, diamante, lumiere, eternity, passione, etc.

}

Funcionamento

  • Segunda à Sexta das 9h30 às 18h. 
  • Sábados das 9h às 14h.

- Temos estacionamento

Localização

R. Padre Chico, nº 252

Perdizes - São Paulo | SP

Google Maps → Clique Aqui

}

Funcionamento

Segunda à Sexta das 9h30 às 18h

Sábados das 9h às 14h

- Temos estacionamento

Localização

R. Padre Chico, nº 252

Perdizes - São Paulo | SP

Google Maps → Clique Aqui